quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Em sintonia com a TROIKA
As entradas
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Que massada!!!!!
Mais uma vez...
segunda-feira, 20 de junho de 2011
A SEGUNDA VOLTA
terça-feira, 3 de maio de 2011
JANTAR DE AGUARDENTE
A origem deste blogue, está na confraternização entre sete amigos, assim no passado dia 8 de Abril estes tertúlianos juntaram-se para maisuma degustação, desta feita no restaurante “Trad & Fast” em Pinhel
A ementa
EntradasAmêijoas à bulhão pato
Camarões à la guilho
1º PratoEmpadão de bacalhau
2º PratoEsparguete com carne
Vinho tinto de Pinhel DOC de 2008 MUITO BOM.
Sobremesa variada
Apresentação exclusiva da casa Larsen feita de porcelana de Limoges ou de vidro pintadas à mão por artesãos de artistas, com ouro de 24 quilates. Bonita e que apela a amantes e coleccionadores de valiosos decantadores decorativos. O conteúdo é um Fine Champanhe Cognac - uma mistura dos dois distritos mais altamente cotados, (Grande e Petite Champagne) - servido inalterado desde a criação do decantador em 1952. Um conhaque especial, suave e delicado com bouquet floral.
“O CONHAQUE (COGNAC)O Conhaque, juntamente com o Armagnac, é a mais renomada aguardente de vinho e é obtido através da destilação de vinhos brancos de cepas selecionadas ( Folle Blanche, Colombard, Ugni Blanc). Como a matéria-prima do Conhaque deve ser uma uva fraca e ácida, usava-se, inicialmente, a Folle Blanche, bem ácida e aromática. Depois da dizimação dos vinhedos pela phylloxera, na segunda metade do século XIX, como a Folle Blanche mostrou-se inadaptada à enxertia, foi substituída pela Ugni Blanc, também conhecida por St. Émilion (em Conhaque) e Trebbiano (na Itália).
Os vinhos produzidos com essas uvas são destilados segundo o método charentês (de Charente) num alambique de repasse, através de 2 destilações sucessivas. A première chauffe dá broullis de 27 a 30°, que retorna ao alambique e é fervido de forma regular por 12 horas. Isola-se então o álcool do início (tête) e o do fim da destilação (queue), guardando-se apenas a parte do meio (coeur). Apenas esta eau-de-vie, que se chama bonne chauffe, que alcançou de 69 a 72°, envelhecerá na madeira.
A extração de cor ( até então é um líquido incolor), taninos e sabores é conseguida durante o estágio em barricas de carvalho. Com a evaporação, que ocorre através dos poros de madeira, o oxigênio vai oxidar, maturar e afinar o Conhaque.
A evaporação é chamada de “ parte dos anjos “ e causa perda de 3% do volume e redução de 1% de teor alcoólico por ano. Isso representa uma enorme perda de volume por ano, cerca de 20 milhões de garrafas.
Utiliza-se o carvalho da floresta de Limousin, próxima a Conhaque, para a fabricação de barricas. O Maître de Chai faz a seleção dos Conhaques de várias regiões e os mescla. O caráter de cada Conhaque obtido será resultado das proporções dessa mistura e do seu envelhecimento.
Antes de chegar ao mercado, o Conhaque tem seu teor alcoólico reduzido para 40-45%, com a adição de destilados mais fracos da região ou água destilada. É permitida a adição de açúcar e caramelo à bebida.
REGIÕES
A região se limita aos departamentos de Charente-Maritime e Charente, dentro da qual existem 6 zonas de produção ou crus, cada qual limitada por diferenças de terroir. São as seguintes, por ordem decrescente de qualidade:
• Grande Champagne
• Petite Champagne
• Borderies
• Fins Bois
• Bons Bois
• Bois Ordinaries
DENOMINAÇÕES DE ORIGEM:
• Grand Fine Champagne Conhaque – 100% Grande Champagne
• Fine Champagne Conhaque – mínimo de 50% Grande Champagne – máximo de 50% Petite Champagne
• Petite Fine Champagne Conhaque – 100% Petite Champagne
Texto: Aguinaldo Záckia Albert
Publicado na Revista Vinho Magazine – ano 2001”
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Um dia de pesca à truta no Mondego
No passado dia 10 de Abril, eu mais o meu amigo Tó Mané fomos até ao Mondego pescar umas trutas, na verdade o dia estava quente, maravilhoso, e por entre a maravilhosa paisagem da serra, transbordam aquelas águas cristalinas onde um homem pode saciar a sua sede, porque não existe qualquer poluição a montante. Primeiro fomos até ao Manjão onde se pode visualizar o seu imponente açude, depois subimos rio até à Taberna. Chegada a hora do almoço e até porque a barriga já estava a dar horas fomos visitar o Ti Agostinho aos Trinta, onde nos deliciámos com um bocado de presunto, umas moelas feitas pela D.Lurdes e um queijinho de ovelha, regados com umas cervejolas frescas que bem souberam. De tarde fomos até aos Moinhos, também aqui a paisagem é maravilhosa. No final do dia mais duas bejecas para a viagem e lá chegámos a Pinhel, alegres e contentes por mais um dia bem passado e umas trutas no cesto. Aqui ficam algumas imagens deste rio maravilhoso.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
13
quinta-feira, 24 de março de 2011
domingo, 20 de março de 2011
Pesca da truta


Uma bela truta captura no Rio Côa
E por fim para os amantes da gastronomia deixo aqui uma sugestão de quão bom é este magnifico peixe, que não está ao alcance de todos, mas sim daqueles que correm por paixão estes maravilhosos rios que temos aqui tão perto e que nos proporcionam momentos de eterna paixão e alegria.

Truta fumada, regada com dois vinhos brancos de excelência
quarta-feira, 16 de março de 2011
Um dia de ... truta
- Entrada - Trutas fritas em molho de escabeche (óptimas);
- Prato 1 - Truta no forno acompanhada de batatinhas com pimentos (delicioso);
- Prato 2 - Borrego grelhado na brasa com sal (muito bom);
- Bebidas - Vinho tinto e outras (desta vez não houve aguardente);
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
O Leitão à Bairrada
Aproveitando a última tertúlia (a comemorativa), e uma vez que esta foi dedicada ao Leitão à Bairrada, aqui fica alguma informação relativa ao saboroso animal...
A Origem
Comercialização
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Comemorativa do primeiro ano
Os tertúlianos preparados para o repasto, já no aquecimento
As estrelas da festa, depois de nós é claro .
Um muito bom espumante tinto bruto (não muito bruto) da casa, fresquiiiinhoooo, (pena foi haver muitos Km`s ainda a fazer), e um muito bem temperado, suculento e saboroso leitão, mesmo no ponto, acompanhado de batatas fritas, laranja e salada mista, uma salada sem tomate se faz o favor.
Ainda sobre o leitão
Morando eu na zona de Coimbra, e tendo hipotese de comer o famoso leitão da Mealhada, afirmo sem qualquer duvida que este estava melhor que qualquer outro que tenha comido na referida zona. A não perder mesmo.
A"net" possibilita quase tudo menos o cheirinho desta delicia, ainda bem se não ....
Depois do duro banquete um ligueiro passeio pela Barra, Aveiro, para fazer a digestão.
Lindo dia de verão para passear na praia
No final o descanço dos guerreiros e de volta a casa
Uma excursão a repetir




























