quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Robalos

Meus amigos aqui estou mais uma vez, desta com o tão apreciado robalo. É verdade a sorte bateu à porta naquela noite de 9 de Julho, quando por volta das 21h30m, a boia desapareceu. Após uma luta fenomenal ele aí estava uma robalo com 72 cm de comprimento e pesou 4,530 Kg, nem mais nem menos. A seguir as imagens que vão ver são de duas situações, no dia 24 Julho a massada de robalo e no dia 28 de Julho no forno. Bom aproveito para dizer que no dia 28 o dito robalo de 72 cm só foi cozinhado para a inauguração do tabuleiro onde ele foi assado.







Nota: o anzol que apanhou este bicho só foi retirado do mesmo no dia da confecção e eu próprio o ofereci ao "Velho", que espero lhe tenha sido útil.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

FINALMENTE



Após várias insistências e muito tempo passado aqui vão as fotos do último jantar de aguardente, desta vez, com convidada.

A companhia foi agradável a comida boa e abundante, mas desta vez não vai haver comentários sobre a aguardente, nem sobre os acontecimentos.








Não resisti, é só engenheiros

Tecnologia de ponta e única, única porque eu (ignorante nestas coisas) nunca tinha visto uma máquina fotográfica de disquetes, e parece que ele também não, alem disso faltam os óculos dos chineses
.


Sobre a aguardente como foi repetida tem de haver uma pequena "multa".
Ver a "JOSÉ MARIA DA FONSECA"

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Um dia na Taberna






Meus amigos estou de volta, com mais um dia de pesca no rio Mondego, desta vez na Quinta da Taberna, Videmonte. Estava um calmo dia de pesca, por aquelas águas do Mondego que corriam de feição como a gente gosta. Como sempre o Rui não dá hipóteses, rio acima e toca a meter para o cesto e nós a ver, mas bem por volta das 9h45m o inesperado acontece, uma velha e sábia truta que desta vez se deixou enganar por uma bela apresentação da minhoca, e trás uma bela luta travada entre mim e ela eis que desta vez saí vencedor com este maravilhoso exemplar digno de uma foto para a posteridade, media 50 cm e pesava 1,680 Kg. Claro está que depois veio a pausa habitual para comermos uma bucha. Directos à Taberna e mais uma corrida rio abaixo para ganhar apetite para o almoço, desta vez uma bela jardineira cozinhada pelo amigo Tó Mané. Para fazer a digestão nada melhor que bater rio acima e lá foram saindo umas trutas. Houve ainda tempo para o nosso amigo "Velho" regressar aos primórdios da sua infância pré-historica à entrada daquele monumento para descansar. Quanto aquela truta meus amigos as imagens falam por si pelo desfeixo que a mesma teve e claro nada melhor para acompanhar do que uma saladinha de meruges. E enquanto vos relato este episódio estou a fazer a digestão deste magnifico jantar e a beber uma bela aguardente com 35 anos, daquela que alguns conhecem e a fumar uma cachimbada e sem ofensa para aqueles que exercem a profissão mas estou que nem um "abade". Até breve.

segunda-feira, 26 de março de 2012

MAIS UMA BELA SESSÃO


No dia  9 de Março realizou-se mais uma bela sessão desta magnifica tertúlia, bem apaladada.
Para entradas o seguinte
 O prato principal, uns belos grelos, (leia-se, vegetais) à pobre, bem acompanhado de umas belas carnes (leia-se de porco)
 
 Depois de uma breve contemplação inicia-se o repasto, sem bem regado e desta vez com o nosso velho e querido amigo. 






 






 Não, não é este de cima, mas sim o de baixo


Depois de muito D.O.C. da Adega Cooperativa da Capital Pinhel


 beca beca para aqui.....

beca beca para além, e lá segue a degustação

Uma breve pausa para respirar o ar puro de Pinhel 





Não é fácil mas entre todos não custa tanto




E continua






Ele há lateiros













A razão desta tertúlia foi nada mais nada menos que










A garrafa n.º 1653 de 2500 unidades,  de uma aguardente um pouco acima da media proveniente da Quinta da Bágeiras que obteve um total de 6,74. 



 E teve um triste fim que causou um efeito alegre








Nada como um pouco de desporto para ajudara digestão



É só trunfo, devem sair das mangas


Mais uma bela noite passada entre amigos.

domingo, 11 de março de 2012

No passado dia 4 de Março após a tão esperada abertura de pesca às trutas eis que cinco amigos, (o Luís, o Lameiras, o Tó Mané, o Rui e o Ricardo), três dos quais tertulianos, resolvem ir passar o dia ao rio Mondego numa de pescadores. Como se vê no video a seguir, material não lhes falta, trutas é que ..., bom mas adiante, paisagens lindissimas, águas cristalinas e aí estão eles em acção rio acima e rio abaixo, a meio da manhã não podia faltar a merenda, bem como a fogueira. Bom chega a hora do almoço e lá fomos visitar o Ti Agostinho aos Trinta, copo daqui, copo dali, cafezada e claro o digestivo, e de volta ao rio. Toca a bater rio, e eis que lá para o meio da tarde um dos nossos amigos resolveu experimentar a temperatura da água dando de beber às calças, claro que o que esteve na origem do desiquilibrio segundo o próprio foi um tronco podre que não aguentou o peso, ou terá sido o acompanhamento do almoço, bom não interessa, o que interessa é que ele não se aleijou e regressámos a casa bem de saúde e contentes por mais um dia bem passado. No dia 11 de volta ao local, mas há chegada estavam uns belos 0º de temperatura, que diga-se houve momentos em que não se sentiam os dedos, mas depois lá veio o sol, e novamente um dia bem passado onde se diga que o almoço oferecido pela esposa do nosso amigo Ricardo, que nos brindou com um cozido à portuguesa divinal, regado com um bom tinto alentejano e claro está que o importante destas jornadas é o convivio e como prenda é sempre bom ver um cesto com algo lá dentro, embora só acontece a alguns, vai-se lá saber porquê. Claro está que o treino, o conhecimento do rio e trinta anos de vivência na zona fazem a diferença e aí o Rui não dá hipóteses. Mas e tal como no anterior domingo também houve banho, é que os bons também vão ao charco. No final do dia o regresso a casa no relax...





quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A PRIMEIRA DO ANO

Realizou-se no passado dia 20 de Janeiro a primeira tertúlia do ano, destes tertulianos. No restaurante do costume e com os culpados do costume, não houve ainda “coragem” de trazer convidados, ou coragem dos convidados para aparecerem.
Como de costume todos trocamos de lugar e abriram-se as “hostilidades”.
Uns primeiro que os outros !!!!!!!!!!

Apenas no aquecimento.

Outros já estão a dormir (deve ser do tempo...... do tempo a que já cá anda)




Desta vez o acompanhamento foi outro, não conseguiu criar consenso, no geral um bom vinho mas o paladar apurado destes tertulianos ficou um pouco decepcionado. Deu para o gasto, mas volta DOC ou Varandas que estão perdoados.



A guarnição para acompanhar a “Caravana Real”, um cuscuz, muito bem confeccionado.


A vermelhidão é devida apenas ao calor que estava na sala e a mais nada.





Mais uma vez a razão/desculpa para isto, a estrela da companhia desta vez foi:
Uma aguardente São Domingos Velhíssima, garrafa n.º 4233 do lote de 5000 edição de 2004, medalha de ouro no VIII concurso nacional. Uma aguardente um pouco áspera, apaladada, não muito forte.
Mereceu a nota de 6.5 num máximo de 10 valores atribuída por este painel de enólogos de altíssimo gabarito, com provas dadas e bebidas.